Doenças dos rins

28 Abr, 2013

Doenças dos rinsQualquer doença ou lesão que interfira com a função renal é potencialmente muito grave. Por vezes, uma afeção cardíaca impede o sangue de circular convenientemente através dos rins. Contudo, na maior parte dos casos, a doença renal resulta de uma infeção ou de qualquer outra causa que afete diretamente os rins.

Doença renal crónica: Uma doença de rins pode desenvolver-se lentamente, ao longo de vários anos, antes de se tornar grave ao ponto de manifestar sintomas evidentes. É aconselhável submeter-se anualmente a um exame médico completo, que inclua análise de urina e de sangue, a fim de detetar estes possíveis estados crónicos.

Doença renal aguda: Nesta afeção surgem frequentemente alterações evidentes na urina. Se esta contiver sangue, é necessário consultar o médico. Uma doença renal aguda pode provocar um nítido decréscimo de urina eliminada. As micções podem tornar-se demasiado frequentes ou ser acompanhadas de uma sensação de ardor. O doente pode sentir dores nas costas, à altura dos rins, e apresentar intumescência do rosto e das pernas.

Os cálculos renais e as anomalias na estrutura dos rins são outras causas possíveis de perturbações renais.