Doenças cardíacas, sintomas

14 Set, 2012

As doenças cardíacas manifestam-se por determinados sintomas caraterísticos. Alguns destes sintomas não indicam necessariamente a presença de perturbações cardíacas, visto que acompanham também outras doenças. Apenas o médico poderá diagnosticar uma doença cardíaca, após um exame minucioso e completo que inclui um, electrocardiograma. Por vezes, o diagonóstico exato exige o recurso a um teste muito especializado, designado por «cateterismo cardíaco».

A presença de uma dor no tórax, ou na angina pectoris, exige um exame médico. A dor pode localizar-se sobre o coração, no meio do tórax, ou ainda no pescoço, nas costas ou no braço esquerdo. O doente cardíaco pode experimentar uma sensação de constrição ou sufocação, em vez de uma dor aguda. (Contudo, dores idênticas resultam por vezes de indigestão ou tensão nervosa).

Uma respiração afegante ao acordar ou na sequência de um esforço físico que anteriormente não causa este sintoma justifica uma cansulta imediata ao médico.

O batimento cardíaco acelerado ou as palpitações do coração (taquicardia), que podem durar alguns minutos ou horas, resultam de um estado de nervosismo, esforço, fumo em excesso, ingestão de demasiado café ou chá, ou podem construir um sintoma de donça cardíaca.