Doença venérea

28 Out, 2012

Doença venérea é uma infeção transmitida principalmente através dos contactos sexuais. A sífilis e a gonorreia são as principais doenças venéreas. O cancróide, o granoloma inguinal, o herpes genital, a candídiase, a hepatite B, o linfogranuloma venéreo e a  sida (Sindrome de Imunodificiência Adquirida) estão também incluídos no grupo destas doenças.

PROFILAXIA: É indispensável a adoção de rigorosas medidas de higiene a fim de evitar as doenças venéreas. Um preservativo deve ser usado em todas as ocasiões em que existir possibilidade de contágio da infeção. Este método oferece proteção razoável quer ao homem, quer à mulher. Após o contacto, toda a área genital deve ser bem lavada com água e sabão.

SINTOMAS: Os sintomas típicos das doenças venéreas incluem dor, inflamação da área genital, aparecimento de feridas, corrimento purulento e em alguns casos verifica-se o aumento de volume dos gânglios linfáticos . Contudo, o cancro primário da sífilis não é doloroso. Perante estes sintomas, deve-se consultar imediatamente o médico.

O aparecimento dos antibióticos e das sulfamidas e a realização de campanhas profiláticas provocaram uma substancial diminuição na incidência das doenças venéreas. Recentemente, porém, tem-se verificado um recrudescimento destas doenças, sobretudo entre jovens.