Doença tropical

13 Fev, 2013

Doença tropicalA doença tropical ocorre sobretudo nos países tropicais ou semitropicais. As doenças tropicais são geralmente causadas por microorganismos e são transmissíveis.

Quem tiver de se deslocar aos Trópicos deve ser vacinado, antes da viagem, contra as doenças que possam prevalecer nas regiões que pretendem visitar. São aconselháveis as vacinas contra a febre tifóide, a paratifoide, o tétano e a poliomielite e em alguns casos, contra a cólera e a febre amarela. O nédico assistente poderá indicar as vacinas necessárias. As agências de viagens e os organismos oficiais competentes estão também aptos a fornecer informações nesse sentido.

Nos Trópicos, os insetos portadores de germes patogénicos constituem uma ameaça, pelo que se deve evitar, na medida do possível, o contato com piolhos, pulgas, carraças, mosquitos, moscas e ácaros. Frequentemente, torna-se necessário o uso de um mosquiteiro sobre a cama e de inceticidas especiais que possam, sem perigo, ser esfregado sobre a pele ou espalhados na roupa.

Algumas doenças tropicais: A malária é uma das doenças tropicais mais espalhadas, a varíola ainda existe em muitas partes do mundo, a febre amarela, infeção provocada por virus e transmitida pelos mosquitos, o tifo, que é normalmente transmitido por piolhos, pulgas e ácaros, a desinteria, que não se confina apenas aos Trópicos, é propagada por alimentos e água contaminados, a bouba, a elefantíase, o tracoma e as úlceras.