Doença dos olhos

11 Set, 2012

O olho é um orgão muito sensível e a visão é um sentido que usamos diariamente. Por isso, pocas doenças dos olhos passam despercebidas. A maioria da pessoas já teve alguma vez uma conjuntivite ou inflamação das pálpebras. O olho fica avermelhado e irritado e a palpebra se inflama. A causa disso pode ser um resfriado, uma infeção local ou a introdução de um corpo estranho no olho. A irritação pode obedecer também à necessidade de usar óculos ou de trocá-los por outros, quando já estão sendo usados. Entretanto, as lesões diretas das células visuais devem-se geralmente à exposição excessiva à radiação luminosa, como p. ex. quando se olha diretamente para o sol.

Se os olhos estão avermelhados e inchados, o facto pode dever-de a alguma alergia; há pessoas, p. ex., que passam por tais fenómenos todas as primaveras. Os terçolhos (chamado em medicina HORDÉOLO), que aparecem nas bordas das pálpebras, devem-se à formação de pus nas suas glândulas sebáceas. Isso produz dor no olho, sobretudo quando a pupila se contrai com a luz, tornando-o avermelhado.

As cataratas, outra doença dos olhos,  podem ocasionar uma importante diminuição da capacidade visual. Elas podem ser provocadas por doenças muito diferentes. A catarata cinzenta ou turvação do cristalino é frequente em pessoas idosas, mas podem ser eliminadas mediante uma intervenção cirúrgica.

A pressão arterial elevada, a diabetes e as doenças renais crónicas produzem transtornos muito caraterísticos, principalmente na retina.