Doença celíaca

14 Set, 2012

Doença celíaca é uma perturbação intestinal relativamente rara, que aparece geralmente em crianças com idades compreendidas entre os seis meses e os seis anos de idade. Carateriza-se pela incapacidade de digerir e absorver gorduras, amidos e alguns açucares. Esta afeção tem afinidades com o espru tropical e não tropical, que são doenças de adultos. É provável que a hereditariedade e as carências de vitaminas estejam na origem desta doença, cujas causas não estão completamente esclarecidas.

A criança vítima desta enfermidade torna-se anémica, irritável e fraca. Não cresce normalmente e tem pouco apetite. O seu abdómen fica distendido por gases; as fezes apresentam gordura não digerida e são descoradas e espumosas.

O tratamento baseia-se, em grande parte, numa alimentação rica em proteínas da qual as gorduras e o glúten (que se encontra nas farinhas provenientes dos cerais) são eliminados. Os frutos açucarados e o mel são substituidos por açucar corrente, sendo administrados suplementos de vitaminas para tratar a anemia e outras carências vitaminicas.

Uma criança que reaja bem a esta dieta durante um período de seis meses pode, pouco a pouco, começar a experimentar novos alimentos, um de cada vez. Com um tratamento adequado, há excelentes probabilidades de recuperação.