Disenteria

28 Set, 2012

Disenteria é uma infeção do tracto intestinal caraterizada por crises sucessivas de diarreia. A disenteria pode ser causada por bactérias, amebas, vírus ou parasitas.

DISENTERIA BACILAR: Também conhecida por «shiguelose», é causada por bactérias. Transmitem-se pelo contacto com as fezes  de uma pessoa contaminada, ou simplismente através de qualquer objeto que essa pessoa tenha manuseado. É também frequentemente propagada pelas moscas.

A disenteria bacilar é caraterizada por diarreia grave, com fezes aquosas, que, por vezes, contêm sangue e pus. O doente tem febre e dores, sendo frequentes as náuseas e os vómitos. A doença é tratada com antibióticos e com a ingestão de bastantes líquidos para evitar a desidratação. Cura-se normalmente no prazo de uma semana a dez dias.

DISENTERIA AMEBIANA: Também chamada amebíase, esta doença é causada por uma ameba. É muitas vezes propagada pela água contaminada e ocorre especialmente nos locais onde os excrementos humanos são utilizados como adubo. Os casos graves podem causar um abcesso no fígado ou provocar hepatite.

DISENTERIA POR VÍRUS: Esta infeção, causada por um vírus, dura apenas dois ou três dias. Os visitantes de países tropicais estão particularmente expostos a esta doença.