Diabetes Gestacional

O tratamento de mulheres grávidas que têm diabete gestacional mesmo leve, ajuda a reduzir o risco de complicações em crianças e risco das próprias mulheres com problemas de pressão arterial, segundo um novo estudo. Embora a diabetes gestacional é definida, como ter intolerância à glicose, há muito tem sido conhecida por aumentar o risco de a mulher ter diabetes mais tarde na vida, já o risco de efeitos adversos sobre a gravidez não foi tão claro. As mulheres, cujos níveis de açúcar no sangue são muito elevados, parecem estar em risco de complicações, mas como a forma mais branda de diabetes gestacional afecta a gravidez não foi conhecido exactamente, dizem os investigadores.

Até 14% das gestações, são afectadas pela diabetes gestacional, de acordo com as estatísticas.
As mulheres foram atendidas em 15 centros médicos diferentes, para se qualificarem para o estudo. As mulheres que estavam entre a 24ª e a 31ª semanas de gestação, tiveram diagnóstico de diabetes gestacional leve.
Para o estudo, os pesquisadores definiram diabetes gestacional leve, como tendo um nível de glicose de jejum inferior a 95 miligramas por decilitro, tendo pelo menos duas das três medições de glicose cronometrado, após uma, duas ou três horas depois de beber uma bebida açucarada que excedeu os valores.
Acredita-se que a diabetes gestacional pode ocorrer em algumas mulheres, após o aumento dos níveis de algumas hormonas, que surgem durante a gravidez e dificultam a capacidade da insulina para controlar o açúcar no sangue. Quando os níveis de açúcar no sangue subirem demais, pode prejudicar o bebé, fazendo-o crescer e engordar mais do que o normal, entre outros problemas potenciais.
Elas podem controlar os níveis de glicose no sangue em casa, para garantir que o tratamento ajuda a manter a dieta de açúcar no sangue dentro da meta do intervalo desejado. Do grupo de tratamento, 93% controlaram apenas com dieta, enquanto 7% necessitaram de injecções de insulina para controlar o açúcar no sangue. Os pesquisadores então compararam os resultados dos dois grupos.