Dentaduras

2 Out, 2012

Dentadura é uma prótese ou ponte contendo um ou mais dentes artificiais. As dentaduras podem ser permanetemente fixas ou removíveis; podem ser parciais, contendo um ou vários dentes, ou completas, se substituirem todos os dentes dos maxilares superior e inferior. As dentaduras não só permitem a mastigação de uma maior gama de alimentos, como também compõem a estética facial e servem de apoio aos dentes naturais que ainda restarem na boca.

Quem tiver de utilizar uma dentadura completa ou uma placa não deve, a princípio, comer alimentos que exijam muita mastigação. Deve restringir-se a alimentos moles e comer para ambos os lados da boca. À medida que se for habituando ao uso da dentadura, poderá então mudar para alimentos mais duros. No início, pode surgir uma certa dor nas gengivas. Se a dor persistir, é importante usar a dentadura no dia anterior à visita ao odontologista, para que ele possa identificar os pontos de irritação e, se necessário, corrigir as placas.

As dentaduras novas apresentam também alguns problemas referentes à fala. A língua, os lábios e os dentes funcionam em conjunto na articulação dos sons, pelo que é conveniente procurar falar com precisão, até que a língua e os lábios sintam a dentadura. Para isso, aconselha-se ler em voz alta um jornal ou livro, insistindo nos sons que sejam mais difíceis de pronunciar.

As dentaduras completas devem ser bem lavadas com uma escova de dentes depois de cada refeição e colocadas durante a noite em água a que se juntou sal ou um produto próprio para dentaduras. As placas devem ser periodicamente examinadas pelo dentista, que verificará se continuam bem fixas, uma vez que podem surgir alterações na estrutura dos ossos da boca.