Cuidados a ter com os seus dentes

25 Out, 2010

Escova e fio dental! A gengivite pode aumentar o risco de desenvolver artrite reumatóide, diz um estudo recente. Comparado com as pessoas com pouco ou nenhum periodontite em torno de dois ou três dentes, pessoas com doença periodontal de moderada a severa são quase três vezes mais prováveis de desenvolver artrite reumatóide.

Entre os não fumadores, com doença periodontal moderada a grave, o risco é nove vezes maior. Pessoas com periodontite também têm níveis mais altos de um anticorpo que tem sido associada a mais grave, prejudicando RA do que pessoas com gengivas saudáveis. O estudo envolveu 6.616 pessoas que realizaram quatro exames de saúde completo, entre 1987 e 1998. Todos também tiveram um exame dentário, entre 1996 e 1998.
Boa higiene dental, pode reduzir o risco RA , isto porque conduzem à doença de goma para a inflamação dolorosa crónica das articulações.

O que caracteriza então a artrite reumatóide? Ninguém sabe ao certo, mas a evidência sugere que o mecanismo de destruição dos tecidos conjuntivos em ambas as doenças da gengiva e RA é semelhante, dizem pesquisadores. Ao contrário de doença cardíaca, onde há um grande número de factores de risco modificáveis, não temos um monte de factores de risco modificáveis para a artrite reumatóide. Aconselha-se a consultar o seu dentista de seis em seis meses, para uma análise e boas práticas de higiene dental, sugere o estudo.