Colite ulcerosa

19 Mar, 2013

Colite ulcerosaA colite ulcerosa é uma doença potencialmente perigosa, de causa ainda desconhecida, que não deve ser confundida com uma outra afeção denominada «cólon irritável», também conhecida embora incorretamente, por «mau funcionamento intestinal», «colite» ou «colite mucosa».

Aquela doença difere do cólon irritável na medida em que esta última afeção tem uma natureza simplesmente funcional, não envolvendo qualquer alteração orgânica pode ser encontrada através de um exame clínico cuidadoso ou sequer de uma colonoscopia, radiografias e outras análises. Quando examinados por um sigmoidoscópio (tubo metálico oco, utilizado para examinar o recto e o cólon), as paredes interiores do recto e do cólon têm um aspeto normal. Porém, a colonoscopia ou radiografia pode revelar pequenas alterações do peristaltismo, por exemplo, espasmos.

As pessoas que têm o cólon irritável quase nunca contraem uma colite ulcerosa. Dado que estas doenças são bastante diferentes entre si, cada uma delas requer um tratamento específico, que só o médico pode prescrever.

SINTOMAS E DIAGNÓSTICO: O sintoma mais comum da colite ulcerosa é a diarreia (geralmente com muco, pus e sangue misturados nas fezes), acompanhada de uma sensação de fraqueza e perda de peso. Em casos avançados, o doente pode sofrer de artrite, dores nas articulações e alterações patológicas da pele.

Esta doença só pode ser diagnosticada por meio de um cuidadoso exame médico e análises adequadas (que incluem analises ao sangue e as fezes, colonoscopia ou radiografias do intestino, depois de ter sido administrado um clister). O recto também é examinado através de uma colonoscopia, ao rectoscópio (proctoscópio) ou ao sigmoidoscópio, através dos quais se pode observar a parede interior do intestino.