Cólica

1 Out, 2012

Cólica é uma dor provocada pela contração de uma víscera oca. Como a própria palavra sugere, a cólica pode estar relacionada com perturbações do cólon. Mas também pode ser devida a obstipação (prisão de ventre), apendicite, colite e muitas outras causas. Assim, a cólica renal é originada pelo aparecimento de cálculos no uréter ou no rim, os quais podem provocar dores na região lombar, micção frequente e coloração anormal da urina; a cólica biliar tem origem numa inflamação da vesícula biliar ou num cálculo localizado nos canais biliares; a cólica salivar é uma dor no rosto causada por um cálculo ou pedra que se forme nas glândulas salivares.

Por último, nas mulheres, podem aparecer cólicas associadas à menstruação ou a qualquer perturbação dos ovários, do útero ou das trompas.

Cólica nas crianças: As cólicas são vulgares nas crianças, nos primeiros meses de vida. O seu abdómen pode ficar distendido, devido a uma contratura, que provoca dor e faz que a criança levante as pernas, chore e liberte gases.

Por vezes, as cólicas dos latentes são devidas ao ar engolido durante as refeições. Por este motivo, uma ou duas vezes durante a mamada e no final deve-se colocar a criança em posição que facilite a saida do ar que possa ter-se acumulado no estômago.

As cólicas na criança podem ainda resultar de uma reação de intolerância ao complexo vitamínico, ao leite de vaca ou a qualquer outro componente da sua alimentação, como o açucar. Em tais casos, está indicada a substituição do elemento causador da cólica.