Ciúmes de criança

9 Dez, 2012

CIÚMES DE CRIANÇA (RIVALIDADE ENTRE IRMÃOS)

Os pais devem ter presente que o ciúme causa muito sofrimento e que estes podem ter efeitos nocivos. Naturalmente, não podem evitá-lo por completo, nem devem obrigar os filhos a ocultá-lo; contudo, podem ajudá-los a vencer esse sentimento.

O filho primogénito terá de habitura-se a partilhar o seu domínio e os seus privilégios com o irmão mais novo. Os pais devem facilitar-lhe esse ajustamento, sem, no entanto, deixar de respeitar os direitos do segundo filho.

Por outro lado, é indispensável fazer sentir aos filhos que eles não são iguais, nem os pais desejariam que o fossem, pois amam-nos tal como eles são. (Dentro desta ordem de ideias, não parece aconselhável vestir os gémeos de igual).

As crianças necessitam de se sentir amadas. Por isso, os pais devem exteriorizar os sentimentos que lhes dedicam, dirigindo-lhes frequentemente palavras de elogio, estímulo e afeto. Devem também consagrar-lhes diariamente um certo tempo, em vez de se preocuparem exclusivamente com os seus deveres e com disciplina.