Causas de anemia

18 Mar, 2013
  • Causas da anemiaA anemia pode ter origem em várias causas, algumas das quais se descreve a seguir.

1 – Perda aguda de sangue. Uma hemorragia maciça, por exemplo, em consequência de lesão, pode dar origem a uma anemia grave. Este tipo «agudo» de anemia é frequentemente acompanhado por um quadro clínico de choque. Geralmente, em tal caso, são necessárias transfusões imediatas para substituir o sangue perdido.

2 – Perda crónica de sangue. A perda permanente de pequenas quantidades de sangue, por exemplo, em resultado de uma úlcera do estômago, também pode provocar uma anemia grave. Por vezes a hemorragia da úlcera não é facilmente detetada em virtude de o sangue se encontrar misturado com as fezes. Outras causas, tais como hemorróidas, um fluxo menstrual excessivamente abundante ou um tumor maligno do estômago ou do intestino, podem igualmente levar a uma anemia. Para a curar, é necessário descobrir e tratar a respetiva causa.

Neste tipo de anemia, verifica-se uma perda excessiva de ferro, pelo que se torna indispensável a administração daquele elemento. A formação de hemoglobina requer também proteínas, vitamina B12 e outros sais minerais e vitaminas.

3 – Alimentação deficiente. Se o regime alimentar não incluir uma quantidade suficiente de ferro, proteínas, vitaminas e certos minerais, como o cobre e o cobalto, a produção de hemoglobina e a formação de glóbulos vermelhos pode ser deficiente.