Causas da asma

14 Jan, 2013

Causas da asmaALERGIAS• Um dos tipos de asma brônquica é nitidamente de origem alérgica. Durante a Primavera, pode-se ter simultaneamente «febre dos fenos» e asma, ou apenas ataques de asma. O pó das penas das aves e dos pêçlos dos animais, o pó de arroz, ou até certos alimentos, podem também ser alérgicos.

INFEÇÕES• Muitos casos de asma brônquica estão associados a infeções bacterianas, em especial dos seios paranasais, da garganta e do nariz. Por conseguinte, esta afeção pode melhorar acentuadamente quando a infeção desaparece.

TENSÃO NERVOSA• Alguns casos de asma brônquica parecem estar relacionados com a situação de ansiedade. Frequentemente, verificam-se melhoras extraordinárias quando os problemas emocionais se resolvem, com a ajuda de um médico capaz de compreender tanto o estado emocional como a condição física do doente. Por vezes, pode ser útil a ajuda de um psiquiatra.

Até os tipos de asma com origem orgânica podem agravar-se se o doente se encontrar emocionalmente perturbado ou ansioso. Por este motivo, inclui-se geralmente a asma entre as enfermidades do grupo das doenças psicossomáticas.