Catártico

6 Jul, 2012

Catártico é o medicamento que provoca o esvaziamento dos intestinos. É mais forte do que um laxativo e de ação mais rápida, embora os dois termos sejam usados indistintamente. Os catárticos também são designados por (purgativos). Só se deve utilizar catárticos sob a orientação do médico.

O catártico mais conhecido e poderoso é o óleo de rícino. Este medicamento causa irritação nos intestinos. Pelo que está quase posto de parte.

Os catárticos salinos (que contêm sais) provocam hipersecreção da mucosa intestinal e diminuem a absorção de água. Desta forma, o fluido acumula-se no intestino e ajuda a evacuação. Os sais de Epsom e o fosfato de sódio são exemplos vulgares destes catárticos.

Nenhum catártico (ou laxativo) deve ser tomado regularmente no tratamento da obstipação (prisão de ventre). Frequentemente, esta perturbação resolve-se com uma dieta equilibrada e uma vida saudável.

Nunca se deve tomar um catártico enquanto houver dores abdominais. A dor pode ser sintoma de uma apendicite, e pode neste caso o catártico concorrerá para provocar a ruptura do apêndice infectado.