Caspa

11 Jul, 2012

Caspa são pequenas escamas (partículas) de pele morta. Normalmente, existe apenas no couro cabeludo, mas, em alguns casos, pode afetar também a pele das sobrancelhas e de outras regiões do corpo. A existência de caspa é muitas vezes acompanhada de prurido.

A caspa está relacionada com uma perturbação das pequenas glândulas da pele que segregam o sebo. Quando a secreção de sebo é insuficiente, o cabelo fica hirsuto e seco. É mais frequente o excesso de secreção de sebo, que torna o cabelo oleoso e dá à caspa uma car amarelada. Os jovens que sofrem de acne estão mais sujeitos a este tipo de caspa.

Não existe qualquer tratamento específico para a caspa; contudo, uma alimentação saudável e hábitos de rigorosa higiene podem ajudar a eliminá-la.

Deve-se lavar o cabelo com frequência e, simultaneamente, os pentes e as escovas. É também aconselhável fazer massagens no couro cabeludo, para activar a circulação sanguínea e escovar regularmente o cabelo. Se estas medidas não derem resultado, torna-se então necessário consultar o médico.