Cancro do seio

7 Jul, 2012

O cancro do seio manifesta-se habitualmente nas mulheres com idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos. Quando mais precocemente for diagnosticado, maiores são as probabilidades de cura. Infelizmente, a maioria das mulheres não recorre ao médico quando surgem caroços ou outros sinais suspeitos.

Aguns sinais suspeitos: O mais vulgar é o aparecimento de um tumor, ou inchaço, na parte exterior e superior do seio. Os seios devem ser palpados, regularmente, depois do período menstrual, ou uma vez por mês, para detectar a existência de algum tumor. Se aparecer qualquer aumento de volume, é indicado consultar o médico.

No entanto, aparecem muitos caroços ou inchaços que não são concerosos; pode tratar-se de tumores benignos ou quistos, mas só um médico tem competência para os distinguir.

Devem também ser revelados ao médico os seguintes sintomas: Aparecimento de uma mancha avermelhada à volta do mamilo, afundamento ou saliência do mamilo, enrugamento da pele do seio e alteração da forma do seio.

Só aparecem dores em fases muito adiantadas.

Para o diagnóstico, extrai-se uma pequena quantidade de tecido para ser examinado por um anátomo-patologista. Esta colheita de tecido para exame (biópsia) é feita numa sala de operações, com anestesia. Se o resultado for positivo, procede-se imediatamente a uma mastectomia, operação em que o seio e todos os gânglios linfáticos que o cercam são extirpados; podem-se fazer enxertos de pele para cobrir a incisão operatória. Mais tarde, aplica-se raios X na zona do tórax submetida à operação, para destruir quaisquer células tumorais que possam existir.

As mulheres que foram sujeitas a mastectomias continuam, na sua maioria, a levar uma vida normal e saudável. Evidentemente, tornam-se necessários alguns reajustamentos físicos e psicológico. Por meio de um seio falso, é possível reconstruir os contornos do seio extirpado. É ainda possível, graças à cirurgia plástica, disfarçar razoavelmente o efeito. Após a remoção de um seio, uma mulher não perde necessariamente a sua personalidade e o seu atrativo físico.