Cancro do pulmão

10 Jul, 2012

Os tumores maligonos do pulmão são mais frequentes nos homens com mais de quarenta anos que fumam em excesso e mais raros nas pessoas que nunca fumaram. A melhor prevenção contra esta forma de cancro consiste sobretudo em não fumar. É também aconselhável radiografar o tórax anualmente, a fim de detcetar qualquer anomalia nos pulmões.

O cancro do pulmão propaga-se rapidamente a outras partes do organismo por meio de metásteses. Por vezes, os seus primeiros sintomas estão relacionados com outras áreas do corpo. Os sintomas associados diretamente a este órgão incluem tosse, respiração difícil, expectoração rosada, ou mesmo raiada de sangue e falta de ar. Embora nem sempre indiquem a presença de um cancro do pulmão, estes sintomas podem significar a existência de uma situação que requer imediata atenção médica.

Por vezes, o cancro do pulmão, quando precocemente diagonosticado pode ser curado por meio da extirpação cirúrgica do tumor. Nos casos em que a doença já atingiu uma fase mais adiantada, é possível retardar o seu avanço, recorrendo à aplicação de radiações e à administração de medicamentos.