Brucelose sintomas

12 Set, 2012

A brucelose é uma infeção provocada por uma bactéria, a Brucela, que ataca principalmente o gado bovino e caprino. A brucelose, também denominada febre ondulante ou febre de Malta, é transmitida ao homem pelo contacto com o animal infetado ou com a sua carcaça ou pela ingestão de leite não pasteurizado e queijo, provenientes de animais atingidos por esta doença.

Os cortadores de carnes verdes e os criadores de gado estão sujeitos a contrair a brucelose. Esta doença raramente é transmitida pelo homem.

Entre os sintomas da brucelose, os quais podem surgir lenta ou bruscamente, avultam a debilidade, grande depauperamento aos mais leves esforços, dores de cabeça, dores generalizados pelo corpo, irritabilidade, febre e arepios periódicos e abundantes suores noturnos. Podem surgir gãnglios no pescoço e nas axilas, detetados por palpação. O baço aumenta de volume. Se não for tratada, esta infeção prolongar-se-á por meses, ou mesmo por anos. Raramente é mortal. Uma pessoa convalescente de uma brucelose pode continuar irritável, ou mesmo sofrer alterações emocionais e mentais temporárias. Sempre que houver suspeita de existência desta doença, o médico confirma o seu diagnóstico isolado e cultivando em laboratório bactérias extraídas de uma colheita de sangue do doente. O tratamento consiste em repouso e administração de antibiótico e de doses elevadas de vitaminas.