Bronquite

26 Jul, 2011

A bronquite caracteriza-se pela inflamação dos brônquios. Os brônquios são tubos cartilaginosos situados na parte mediana do tórax e são responsáveis pela condução de ar para os pulmões.

Quando estes ficam inflamados ou irritados, forma-se um muco e a respiração torna-se difícil,  por vezes.

Existe 2 tipos de bronquite, a aguda que está associada a uma infecção vírica e dura apenas alguns dias, podendo ser provocada por inflamação de garganta,  resfriado ou poluição atmosférica e a bronquite crónica que habitaualmente  está associada a causas como tabagismo, poluição atmosférica e exposição contínua a certos produtos químicos. Ao contrário da bronquite aguda, esta é irreversível e recorrente.

Os tratamentos para a bronquite crónica baseiam-ser em medicamentos broncodilatadores, corticosteroides e expectorantes. Não existe cura para este tipo de bronquite e os tratamentos ajudam a atenuar e a evitar que se agravem os sintomas. As pessoas portadoras desta doença, devem deixar de fumar,  evitar ambientes poluídos e evitar grandes concentrações de poeira.

Em relação à bronquite aguda, normalmente os sintomas desaparecem gradualmente até 2 ou 3 semanas depois da infecção do trato respiratório superior.