Benefícios do hobby na saúde

Benefícios do hobby na saúdeOs passatempos constituem uma forma de repouso e alguns deles contribuem para estimular o gosto pela vida. Os médicos são unânimes em reconhecer a sua grande utilidade para a saúde. Seria ideal que cada pessoa tivesse pelo menos dois passatempos, um que a ocupasse em casa e outro que a entretivesse ao ar livre, ambos suscetíveis de lhe dar plena satisfação.

Ao contrário do que se pensa, certos hobbies, como a fotografia, a caça ou a pesca e a jardinagem, não são demasiado dispendiosos e podem estar ao alcance de muitas pessoas que nunca deles se lembraram. Outros, como a costura e os bordados, começam como uma simples distração e chegam por vezes a tornar-se lucrativos.

No entanto, um passatempo deve ter sempre como objetivo, alguma atividade que se goste realmente de exercer e seja ao mesmo tempo capaz de propocionar repouso e um certo sentimento de orgulho ou de alegria. Se for útil, nunca aborrecerá e permitirá aumentar consideravelmente o número de conhecimentos em determinada especialidade.

Não se deve escolher os passatempos demasiado tarde, pois alguns interesses manifestados durante a juventude mantêm-se frequentemente ao longo dos anos e contribuem em grande parte para suavizar a velhice.