Bebés prematuros

13 Set, 2011

São bebés prematuros todos aqueles que nascem antes das trinta e oito semanas de gestação. Estes bebés são normalmente mais propensos a complicações ou enfermidades e mais sensíveis ao ruído e à luz do que os bebés com o tempo completo de gestação.

Um bebé prematuro, como não teve oportunidade de crescer e se desenvolver dentro do útero materno, passa a necessitar de cuidados intensos para que cá fora e com ajuda consiga dentro dos possíveis recuperar da sua imaturidade.

Normalmente existem características muito comuns a bebés prematuros, sendo que também tem a ver com o tempo que permaneceu ou não dentro do útero materno. Quanto menor foi o tempo que passou dentro do útero, maiores sãos os riscos de sobreviver ou mesmo de conseguir a maturação cá fora.

Bebés prematuros apresentam normalmente menor peso do que um bebé com o tempo de gestação completo, menor tamanho, lanugem ou pelo e pele ligeiramente rosada, veias muito visíveis sobre a pele, pouco cabelo, pouca gordura sobre a pele, orelhas finas e frágeis, cabeça desproporcionada com o resto do corpo, reflexos de sucção e deglutição reduzidos e músculos frágeis, assim como mobilidade física menos desenvolvida. Quando o peso do bebé prematuro fôr inferior a 1,5Kg, maior é o risco de contraír infecções e sobrevivência, muito embora pese também o grau de prematuridade do bebé.