Autópsia

16 Out, 2012

Autópsia é o exame a um cadáver, para determinar a causa da morte ou para auxiliar o estudo da anatomia.

Quando se desconhece a causa da morte ou o óbito se verifica sem assistência médica, a lei exige a autópsia, o mesmo acontecendo quando a morte é rodeada de circunstâncias suspeitas. Se não tiver a certeza da causa do óbito, o médico pode pedir um exame post mortem, para o que terá de obter o consentimento da familia da pessoa morta. Em muitos casos, a autópsia pode contribuir para um melhor conhecimento de determinada doença e, consequentemente, para o seu tratamento.

A autópsia quando exigida por lei (investigação criminal), é normalmente efetuada na presença de um representante das autoridades, por um médico, ou patologista, que procede ao estudo sistemático dos restos mortais. Diversos tecidos ou substâncias podem ser sujeitos à análise microscópica ou química. Os resultados são submetidos às autoridades médicas ou legais e registados na certidão de óbito.

Muitas pessoas legam os seus restos mortáis, para serem examinados, a hospitais ou a escolas médicas, que tem permitido um maior conhecimento médico dos problemas da saúde e da doença.