Artrite

13 Fev, 2013

ArtriteA artrite é dor e inflamação nas articulações e nos tecidos de suporte. Esta designação, como a de reumatismo, aplica-se a um grande grupo de doenças, que inclui a osteoartrite e a artrite reumatóide. A gota e a febre reumática são também doenças deste tipo. A artrite é a doença que provoca maior número de diminuídos físicos.

OSTEOARTRITE: Doença típica da idade avançada, a osteoartrite é causada pela deterioração da cartilagem das extremidades ósseas. Os topos dos ossos passam a roçar um no outro, produzindo rigidez e dor. Esta afeção atinge as articulações das mãos, dos dedos grandes dos pés, dos joelhos, das últimas vértebras da coluna e outras articulações que estão sujeitas a grandes tensões. A osteoartrite não é tão grave nem tão dolorosa como outras doenças artríticas.

ARTRITE REUMATÓIDE: Esta doença, muito grave, atinge frequentemente as articulações dos dedos, pulsos e pés, podendo, no entanto, afetar qualquer outra articulação. Dá-se a inflamação da membrana que reveste as articulações, produzindo-se nestas inchaço peculiar. Consequentemente, há um desgaste da cartilagem que as rodeia, o que contribui para tornar as articulações extremamente dolorosas e com poucos movimentos. Os músculos próximos também são atingidos. Se esta doença não for tratada a tempo, as articulações podem perder os seus movimentos. Um tratamento cuidadoso permite, contudo, evitar a incapacidade física em grande parte das pessoas atingidas. Não se conhece as causas desta doença.