Angina pectoris (angina de peito)

13 Out, 2012

Angina pectoris é uma dor  localizada no peito, geralmente quando o tecido muscular do coração (miocárdio) necessita de uma quantidade maior de sangue e as artérias coronárias não o podem fornecer satisfatoriamente. Uma pessoa que sofra de angina pectoris apercebe-se dos seus sintomas depois de uma refeição pesada, ao realizar um esforço físico, como subir escadas, ou quando se encontra em estado de excitação.

A dor é geralmente, mas nem sempre, localizada no peito, sobre o coração. Por vezes, é sentida no ombro, no pescoço, e até no braço esquerdo. Em regra, não é uma dor aguda, mas sim uma sensação de aperto ou sufocação, que pode ser acompanhada de vertigens e palpitações. O ataque é normalmente de curta duração e a sensação mais intensa desaparece em alguns minutos. A nitroglicerina, receitada pelo médico, pode dar alívio.

A angina não é própriamente uma doença, mas um sintoma. Quase sempre indica a existência de arteriosclerose das artérias coronárias do coração. Constitui um aviso no sentido de que é recomendável fazer tratamento médico e tomar determinadas precauções. Impõe-se sebretudo evitar os esforços demasiados e as excitações. As pessoas com excesso de peso devem fazer dieta, de preferência eliminando as gorduras. É contra-indicado tomar café em excesso. O tabaco deve ser posto de parte.