Anemia – sintomas

17 Mar, 2013

Anemia - sintomasA palavra «anemia» deriva do vocábulo grego que significa «sem sangue». Mais corretamente, o termo indica uma situação em que o número de glóbulos vermelhos é menor que o normal. Estas células contêm um pugmento, a hemoglobina, que transporta o oxigénio dos pulmões para vários tecidos do corpo. Na anemia, a quantidade de hemoglobina também está reduzida.

A anemia intensa pode ser facilmente diagnosticada pela palidez da palma das mãos, das unhas e da região interna das pálpebras (conjuntivas). Porém, a anemia ligeira apenas pode ser diagnosticada por meio de exames laboratoriais.

SINTOMAS: Uma anemia ligeira pode não apresentar qualquer sintomatologia ou, então, originar apenas falta de forças (astenia) e tendência para a fadiga. Uma anemia mais grave provoca dificuldades de respiração (dispneia), palpitações e pulso fraco e acelerado (taquicardia); além destes sintomas, pode ainda causar dores de cabeça, perda de apetite, vertigens, zumbidos e até desmaios. Em casos muito graves, a anemia pode dar lugar a uma insuficiência cardíaca, acompanhada de edema dos tornozelos e outras perturbações.