Androgénios

13 Set, 2012

Androgénios é a designação genérica da hormona sexual masculina. A testosterona, a principal hormona androgénica, é segregada por células especiais dos testículos. Outro tipo de androgénios é produzido pelas cápsulas supra-renais.

Os androgénios são as substâncias responsáveis pela transformação de um rapaz em homem. Na ausência de androgénios, não poderiam aparecer caraterísticas masculinas, como a barba, a voz grave e os órgãos sexuais completamente desenvolvidos. Tal deficiência pode , em certa medida, ser compensada com a administração dessas hormonas. Contudo, a injeção de androgénios não restituirá a potância sexual quando a sua perda for causada pelo envelhecimento.

Algumas hormonas sexuais masculinas são também produzidas nas mulheres, em pequenas quantidades, pelos ovários e pelas cápsulas supra-renais. Se esta secreção for excessiva, pode levar ao desenvolvimento de caracteres masculinos. Tal anomalia, conhecida pelo nome de «virilismo», trata-se com hormonas femininas ou por outros meios, conforme a sua causa.