Amamentar o bebé com leite materno

24 Jan, 2013

Amamentar o bebé com leite maternoOs seios não precisam de cuidados especiais; é suficiente, antes de cada mamada, lavar os mamilos com algodão esterilizado humedecido em água fervida. Se o peito tiver tendência para verter leite nos intervalos das mamadas, é conveniente usar compressas de gaze esterilizada sob o soutien.

Em regra, o bebé é amamentado num só peito em cada mamada e não é alimentado duas vezes seguidas no mesmo peito. Deste modo, cada um deles é completamente esvaziado, o que estimula a secreção do leite. O médico pode aconselhar o esvaziamento do peito com o auxílio de uma bomba, depois de o bebé acabar de mamar, presisamente para estimular a formação de leite. Alguns bebés mamam mais rapidamente que outros. A mamada dura, em média, 10 a 15 minutos, não devendo prolongr-se para além de 20 minutos.

Uma ou duas vezes durante a mamada, bem como o final, convém levantar o bebé, sugurando-o verticalmente de encontro ao ombro e amparando-lhe a cabeça de modo a fazê-lo explir o ar que possa ter engolido (manobra de Epstein). Outra forma de facilitar a expulsão do ar consiste em sentá-lo no colo, segurando-o de modo que ele se incline ligeiramente para a frente e dar-lhe pancadinhas nas costas ou esfregar-lhas suavemente. Em tais ocasiões, convém proteger o vestuário com uma fralda limpa.

É conveniente pesar o bebé pelo menos uma vez por semana. Em média, o seu aumento de peso será o seguinte:

200 gramas por semana, nos primeiros três meses.

120 gramas por semana, até ao sexto mês.

60 gramas por semana, até ao nono mês.

Assim, quando completar cinco meses, o bebé deverá apresentar o dobro do peso que tinha ao nascer, ao fim de um ano o triplo.