Alopecia

9 Ago, 2011

A alopecia é caracterizada pela perda repentina de cabelo ou pelos,  em locais específicos, formando normalmente círculos arredondados, sem alterar a cor ou aspecto desses círculos.

Atingindo os dois sexos é mais comum no homem do que na mulher. Pode ocorrer durante este processo sensação de coceira ou queimação.

A ciência acredita que haja uma predisposição genética para estes casos e é vulgar ver calvície em vários elementos da família, essencialmente de pais para filhos. Acredita também a ciência que factores imunológicos podem estar directamente ligados a estes portadores.

Para um diagnóstico efectivo da doença é normalmente feita análise do local afectado e muitas vezes tem que se recorrer à biópsia.

O tratamento indicado pelo dermatologista é normalmente à base de injecções de cortisona ou aplicação de cremes com corticosteroides, solução de Minoxidil ou creme de antralina.

Quando o elemento afectado é muito jovem, pode ser necessário recorrer à ajuda de psicólogo, porque a maioria das pessoas sentem-se afectada psicologicamente