Almofada elétrica

12 Nov, 2012

Almofada elétrica é um dispositivo constituído por um conjunto de elementos caloríferos com o contrôle termostático, resvestido de tecido. A almofada elétrica mostra-se eficaz na aplicação de calor seco, contudo, convém observar diversos cuidados na sua utilização. Assim não é aconselhável usar uma almofada elétrica cujos fios e ligações se apresentam em mau estado de conservação. Deve-se manter a almofada sempre seca, pois a água e a humidade são bons condutores de eletricidade. É contraindicado utilizar alfinetes ou outros objectos metálicos para a fixar.

Deve-se consultar o médico antes de usar uma almofada elétrica para aliviar uma dor aguda no abdómen ou noutra área do corpo ou para o tratamento de um doente em estado grave.

Embora possa propocionar alívio em certos casos, a aplicação de calor pode ser prejudicial.

Finalmente, é importante verificar se o termóstato funciona convenientemente e se está regulado de modo a proporcionar uma temperatura agradável. Uma almofada elétrica demasiado aquecida pode provocar queimadura graves. (Geralmente é preferível regular o termóstato para a temperatura mínima.)