Alimentos ricos em vitamina D

28 Out, 2012

A vitamina D é por vezes chamada a vitamina da luz solar, pelo facto de ser produzida na pele quando esta é exposta ao sol. Desempenha um papel importante na formação dos ossos e na utilização do cálcio. Assim, o raquitismo nas crianças e a osteomalacia nos adultos, estão associados à carência de vitamina D.

Certos alimentos preparados comercialmente, como, por exemplo, o leite e o pão, são com frequência enriquecidos com esta vitamina. Se o médico receita um concentrado de vitamina D, deve-se seguir rigorosamente as doses prescritas, pois o excesso desta vitamina pode levar à acumulação de depósitos de cálcio nos rins, no coração e noutros tecidos.

A vitamina D protege a circulação sanguínea e contribui na limpeza das toxinas do organismo, incluindo as proteínas associadas à doença de Alzheimer, contribuindo para um melhor funcionamento do organismo.

RISCOS DE CARÊNCIA DA VITAMINA D: Nos paíes em que o leite e os produtos derivados são enriquecidos com vitamina D, a falta da vitamina é rara. Uma vez que é pela pele, quando está exposta ao sol, que a vitamina D é produzida, as pessoas que correm maior risco são as mais idosas, principalmente as acamadas, ou com mobilidade reduzida, pessoas de pele negra, as que tomam medicamentos anticonvulsivos, pessoas obesas, podendo ainda afetar as pessoas que cobrem o corpo em demasia, como nos países frios, por motivos culturais ou religiosos.

ALGUNS ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA D

Gema de ovo, óleo de peixe, salmão, atum, sardinha e leite de soja.