Alimentos ricos em vitamina C

28 Out, 2012

 VITAMINA C, OU ÁCIDO ASCÓRBICO: A falta de vitamina C, dá origem ao escorbuto. É a vitamina menos estável e é destruida com facilidade, quando os alimentos são cozinhados. Uma vez que o organismo não pode armazenar esta vitamina, os alimentos que a contêm devem ser diariamente incluidos na alimentação.

A vitamina C tem um papel muito importante no combate às infeções,reduz a os níveis de histamina no organismo e na redução dos sintomas da constipação. É antioxidante, combate os radicais livres, aumenta o poder de cicatrização, reduz os triglicerídeos (gordura que é responsavel pelas doenças cardíacas) e contribui para uma maior resistência imunológica. É recomendável obter a vitamina C somente através da alimentação. Evite tomar suplementos vitamínicos, pois se tomar mais de 100mg por dia, podem causar problemas, tais como irritação na bexiga, cálculos renais e distúrbios gastrointestinais.

SINTOMAS DE CARÊNCIA DA VITAMINA C: A falta de vitamina C dá origem ao escorbuto (distúrbio que leva ao enfraquecimento muscular). Os fumadores e as pessoas que consomem bebidas alcoólicas em excesso correm o risco de sofrer de carência da vitamina C, já que o tabaco e o alcoól reduz os seus níveis. As pessoas com tuberculose, pneumonia e febre reumática, poderão a vir a necessitar de mais vitanina C.

ALGUNS ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C

Morangos, kiwi, tomate, pimento, laranja, toranja, ananás, manga,repolho, limão, banana, agrião, alface, rúcula, espinafre, ervilha e em todos os legumes de folha verde.