Alimentos ricos em vitamina A

23 Out, 2012

A vitamina A tem um papel importante na visão noturna, no crescimento normal dos ossos, na saúde da pele e membranas mucosas. Também atua no organismo como antioxidante, químico que pode reduzir o risco de alguns tipos de cancro.

As duas fontes alimentares existentes, são as formas ativas que ficam de imediato disponíveis para o organismo. São obtidas a partir de produtos de origem animal e os precursores conhecidos como provitaminas, têm que ser convertidos em formas ativas pelo organismo, sendo obtidas através de legumes e frutas que contenham pigmentos amarelos.

A vitamina A é lipossolúvel e pode ser armazenada no organismo. Uma grande parte da vitamina A é armazenada no fígado, quando alguma parte do organismo necessita dela. O fígado liberta alguma vitamina A, conforme as necessidades do metabolismo.

A carência de vitamina A no ocidente é rara, ocorrendo por vezes em pessoas que ingerem álcool em excesso, ou pessoas com doenças crónicas. Afeta ainda a saúde da pele e o funcionamento das mucosas, mas é comum nos países subdesenvolvidos, as grávidas e os bébes serem a camada mais afetada.

Os indivíduos que ingerem vitamina A em excesso, podem manifestar alguns sintomas tais como, tonturas, naúseas, dores de cabeça, lábios fissurados, pele ressequida, dores nos ossos e nas articulações.

ALGUNS ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA A

Cenoura, abóbora, couve galega,  repolho, espinafres, mamão, manga, pimentos, melão, caju vermelho, pêssego, salsa, ovos, fígado, queijo e manteiga.