Alimentos que estimulam a lactação (amamentação)

24 Nov, 2012

O leite materno é facilmente digerido pelo bébe e contém praticamente todo o alimento que ele necessita durante os primeiros meses de vida. As crianças alimentadas ao peito, possuem uma maior imunidade em relação a certas doenças, além de que favorece o desenvolvimento mental e nervoso. O colostro (primeiro leite), inclui anticorpos que ajudam o bébe a defender-se contra as doenças. O leite materno é isento de bactérias patogénicas. A mãe deve ser paciente e não desistir da amamentação, porque por vezes o leite demora perto de uma semana a surgir.

A mulher que amamenta requer uma alimentação especial, pois geralmente os alimentos ricos em ácidos, tornam o leite ácido e faz com que o bébe venha a sofrer de cólicas. Deve evitar alimentos condimentados e industrializados (fritos, chouriça, linguiça, salsicha, conservas de peixe enlatado), abandonar o tabaco e as bebidas alcoólicas, pois as substâncias que as compoem serão transmitidas ao bébe através do leite e irão prejudicar em muito a sua saúde.

A mulher que amamenta deve beber bastante água e sumo natural e não tomar medicamentos sem serem receitados pelo médico, pois os compostos dos medicamentos são transmitidos ao bébe, através do leite materno.

ALGUNS PRODUTOS NATURAIS PARA ESTIMULAR A LACTAÇÃO

CEREAIS: Aveia, milho e derivados, trigo integral, canjica.

FRUTAS: Banana, castanha, amora, morango, framboesa, uva, anona (graviola), maçã, pera, côco, melão, mamão, laranja-lima.

HORTALIÇA: Cenoura, beterraba, espinafre