Alimentar o bebé pelo biberão

24 Jan, 2013

Alimentar o bebé pelo biberãoA composição dos leites próprios para a alimentação do bebé tem sido aprefeiçoada de modo a assemelhar-se tanto quanto possível à do leite materno. Assim, de acordo com as prescrições do médico, pode-se usar confiadamente qualquer uma das boas marcas existentes. Em vez destes preparados, também se pode utilizar o leite de vaca, diluído em água, com açucar e umas gotas de limão, nas proporções indicadas pelo médico. A mistura obtida deve ser fervida, a fim de eliminar os germes.

Na maternidade, o médico ou uma enfermeira pode dar instruções mais pormenorizadas sobre a preparação do leite e a esterilização dos biberões e as tetinas. Em princípio, é aconselhável a esterilização dos biberões e de outros utensilios até que o bebé seja capaz de beber pelo copo ou pela chávena. (Nessa altura, basta que o recipiente esteja bem lavado e que o leite seja pasteurizado.)

PREPARAÇÃO DO LEITE: No caso de se utilizar leite artificial (em pó ou condensado), seguir as indicações do médico quanto às proporções da água e do leite. Quando se recorrer ao leite de vaca, medir com exatidão a quantidade de água (fria) necessária e deita-la num fervedor de dois litros. Medir com a mesma precisão o açucar e adicioná-lo na água. Mexer até que o açucar se dissolva. (O açucar dissolve-se mais rapidamente na água que no leite; além disso, quando se dissolve na água, é mais fácil verificar se está completamente dissolvido.) Medir com rigor o leite e juntá-lo na água com açucar, mexendo bem. Levar a mistura a ferver, durante 15 minutos, no próprio fervedor, no caso de se possuir um esterilizador, a mistura é fervida dentro dos próprios biberões.