Acne

28 Out, 2012

Acne, inflamação das glândulas sebáceas, logo abaixo da superfície da pele, que causa borbulhas, pontos negros e pontos brancos e, em casos extremos, quistos e cicatrizes na pele. A acne surge habitualmente na puberdade. Se existem casos pouco duradouros e ligeiros, outros apresentam-se crónicos e graves.

De uma forma ou de outra, porém, a acne atinge cerca de 80 por cento dos adolescentes, manifestando-se frequentemente no rosto, nos ombros, no peito e nas costas.

Na puberdade, verifica-se um aumento da atividade glandular. As glândulas sebáceas começam a segregar em maior quantidade a secreção oleosa que se destina a lubrificar a pele e este excesso de secreção, chama-se sebo, obstrui os poros, provocando a sua dilatação e aumentando a probabilidade de uma infeção.

Nos casos ligeiros, surgem apenas algumas borbulhas e pontos negros. Quando se espalha debaixo da pele (em vez de vir à superfície), o sebo provoca uma irritação do tecido subjacente, formando-se um quisto.Nesta fase, é necessário consultar o médico.

Em certos casos de acne, a pele do rosto e da parte superior do tronco pode ficar muito atingida, originando cicatrizes que nunca mais desaparecem Assim, esta afeção da pele requer cuidados médicos imediatos, aos primeiros sintomas.