Acidez gástrica

22 Jun, 2012

Na linguagem vulgar, esta designação de acidez gástrica é utilizada como sinónimo de indigestão ácida ou hiperacidez, para exprimir um transtorno gástrico. Todas estas expressões são incorretas, já que tal indisposição não é geralmente causada por um ácido ou por um excesso de acidez, nem é necessariamente aliviada pela ingestão de substâncias que suavizem a dor de estômago ou por «tratamentos» semelhantes.

Este ligeiro mau-estar resulta, muitas vezes, da irritação causada no estômago pela ingestão de alimentos não apropriados em ocasiões pouco indicadas. A escolha de alimentos muito temperados ou fritos em gordura, o abuso de bebidas alcoólicas e o hábito de comer à pressa e em excesso são causas frequentes de perturbação gástrica. Podem ainda ter influência outros fatores, como o nervosismo e a intranquilidade do ambiente das refeições.

Se forem evitadas as causas de perturbação, o estômago depressa se normalizará. Pode-se obter alívio numa pequena indisposição por meio de um antiácido, como bicarbonato de sódio (uma ou meia colher de chá num copo de água ou de sumo de laranja). Também se pode utilizar outro tipo de antiácido, sob a forma de comprimidos.

Se, desta forma, a indisposição não desaparcer prontamente, ou piorar, deve-se consultar o médico.