A cegueira

11 Set, 2012

As causas da cegueira variam com a idade. Nas crianças, trata-se geralmente de mal formaçoes congénitas, frequentemente hereditárias; o número devido a acidentes é relativamente pequeno. Em idades avançadas, a diabetes é a causa mais frequente da diminuição da visão ou cegueira.

Hoje em dia, as pessoas cegas em idade ativa têm muitas possibilidades de instrução e podem desenvolver uma atividade profissional. São tempos passados aqueles em que os cegos só podiam dedicar-se à fabricação de cestos e escovas. O cego possui uma grande vantagem sobre o surdo-mudo: tem acesso completo à linguagem e pode utilizar toda a sua inteligência.

A escrita para cegos oferece possibilidades de formação e de estímulo intelectuais. Ultimamente, graças à técnica de gravação, o cego tem também acesso aos livros, à internete e a jornais falados, instrumentos muito valiosos para o contacto com o mundo exterior. Para as crianças cegas, é fundamental frequentar escolas especiais onde, além do ensino básico normal, aprendem a manejar instrumentos técnicos. Entretanto, tão cedo quanto possível, devem ser incorporadas aos que vêem, tanto na escola como na vida profissional. Muitos cegos trabalham atualmente em uma série de profissões, tanto manuais como intelectuais.